fbpx

Protegendo a audição da criança

Compreender a ameaça de ruído


O ruído é uma das maiores ameaças à audição do seu filho. Mas, ao contrário de muitas causas de perda auditiva, a prevenção de danos auditivos por ruído está em grande parte sob o nosso controle.

O ruído ameaça nossa audição porque ouvimos o som quando as células de cabelo delicadas em nossos ouvidos internos vibram. Isso cria sinais nervosos que o cérebro entende como som. Se sobrecarregamos essas células delicadas com exposição a ruídos altos, as danificamos. Isso resulta em perda auditiva neurossensorial e freqüentemente zumbido – ou “zumbido nos ouvidos”. As células ciliadas que vibram mais rapidamente – e que nos permitem ouvir sons de freqüência mais alta como pássaros cantando e crianças falando – geralmente ficam danificadas, morrendo primeiro

O ruído em nossas vidas cotidianas pode ser prejudicial mesmo para a audição de uma criança, dependendo de quão próxima a criança está à fonte do som – e por quanto tempo. Sirenes, trens, aviões, TVs, aparelhos de MP3, aparelhos de som, ferramentas eléctricas, cortadores de relva, secadores de cabelo, misturadores de cozinha e até mesmo alguns brinquedos de alto volume são exemplos de fontes de ruído que precisamos monitorar e fazer um esforço para proteger a audição das crianças.

Simplesmente, se você precisa gritar para ser ouvido, é muito provável que o ruído que você está experimentando seja muito alto – e pode ser prejudicial. Toque nos ouvidos após a exposição ao ruído também é um sinal de níveis sonoros excessivos.

Ensinar o Valor da Audição

 

A melhor coisa que você pode fazer para proteger seu filho do ruído é ensiná-los a valorizar sua audição. Ensine seu filho a entender como ruídos altos podem prejudicar sua capacidade de ouvir. Crie em seu filho o hábito de usar tampões de ouvido e outras formas de proteção de ouvido quando necessário. E ensine-os a usar os dedos para tapar rapidamente os ouvidos quando um som alto inesperado, como uma sirene, de repente bombardeia-los ou quando outra proteção de ouvido simplesmente não está por perto.

É importante que você ensine seu filho que se ele ou ela deve usar fones de ouvido, mantendo um volume baixo, além de limitar a quantidade de tempo que a criança ficará exposta ao som. Acima de tudo, seja um modelo para seu filho. Mostre ao seu filho que você valoriza sua própria audição.

Postado em

Leia também...

espirrando

A importância de Tratar Resfriados

casal

Cuidando da sua Audição

bebe exame

Importância do tratamento precoce na Perda Auditiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× FALE CONOSCO