fbpx

Avaliação Auditiva

Saiba tudo sobre Avaliação Auditiva!


Um teste de audição é normalmente realizada após o médico examinar os ouvidos do paciente e o mesmo for encaminhado para um especialista. Durante a avaliação o médico irá fazer questionamentos, sobre os sintomas que o paciente está sentindo, como: Dor ou descarga (líquido); zumbido – barulho em uma ou ambas as orelhas; vertigem (tontura); perda de audição anterior, problemas médicos relevantes.

O ouvido do paciente também pode ser examinado usando um instrumento chamado otoscópio. O mesmo é uma pequena lanterna de bolso com uma lupa que permite ao médico ver o tímpano e a passagem que conduz a ele a partir do ouvido externo.

Ele pode ser usado para diagnosticar: descarga – fluido que sai do ouvido; um tímpano abaulamento – indicando que não está infectado líquido no ouvido médio; um tímpano maçante – indicando fluido infectado no ouvido médio; um tímpano retraído – indicando a trompa de Eustáquio não está funcionando corretamente; tímpano perfurado – um buraco na membrana timpânica, com ou sem sinais de infecção; cera de ouvido ou corpos estranhos que possam estar bloqueando o ouvido.

Confira a seguir, alguns dos exames disponíveis para a avaliação da perda auditiva:

 

   

Audiometria tonal: A audiometria tonal (PTA) testa a audição de ambas as orelhas. Durante PTA, uma máquina chamada um audiômetro é usado para produzir sons em vários volumes e frequências (arremessos). O paciente irá ouvir os sons através de fones de ouvido e responde, pressionando um botão.

Audiometria vocal: O teste de percepção de fala, também, por vezes conhecido como um teste de discriminação da fala ou audiometria vocal, envolve testar a sua capacidade de ouvir palavras sem usar qualquer informação visual. As palavras podem ser reproduzidas através de fones de ouvido ou um alto-falante, ou ditas pelo médico.

Timpanometria: Durante timpanometria, uma pequena rolha de plástico sela a orelha e a máquina muda suavemente a pressão no canal auditivo. O teste pode ser utilizado para confirmar se existe qualquer fluido atrás do tímpano e pode indicar se a trompa de Eustáquio está funcionando normalmente. A Timpanometria basicamente mede o movimento do tímpano e a pressão por trás da membrana timpânica.

Teste de sussurro: é um teste de audição muito simples. Ela envolve o testador bloqueando um dos seus ouvidos e testa a sua audição sussurrando palavras em volumes diferentes.

Teste diapasão: Um diapasão produz ondas sonoras em um passo fixo quando é delicadamente aproveitado e pode ser usado para testar diferentes aspectos da audição. O testador irá tocar no diapasão no cotovelo ou no joelho para fazer vibrar, antes de segurá-lo em diferentes lugares ao redor da cabeça do paciente.

Este teste pode ajudar a determinar se o indivíduo tem perda auditiva condutiva, que é a perda causada por sons não ser capaz de passar livremente para o ouvido interno, ou perda auditiva sensório-neural, onde o ouvido interno ou nervo auditivo não está funcionando corretamente.

Postado em

Leia também...

espirrando

A importância de Tratar Resfriados

casal

Cuidando da sua Audição

bebe exame

Importância do tratamento precoce na Perda Auditiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× FALE CONOSCO