fbpx

Cuidando da sua Audição

Dicas para cuidar bem da audição


As pessoas precisam deixar o mito de que só a terceira idade precisa cuidar da audição e começar a se cuidar mais. Apesar de a perda auditiva ocorrer nos idosos em consequência à degeneração das células sensoriais da audição ou do nervo auditivo, a surdez também pode aparecer na infância e juventude. Pois as crianças podem adquirir perda auditiva quando há casos graves de otites, inflamação no ouvido médio, pequeno espaço cheio de ar atrás do tímpano. Já com os jovens a situação é diferente, além dos fones de ouvido que são utilizados sem nenhuma precaução, ainda existe as gripes, sinusites e renites que podem agravar os problemas da audição.

 

Por isso, separamos algumas dicas para você manter sua saúde auditiva em dia:

 

– É importante que o indivíduo tenha conhecimento que dores no ouvido podem acontecer devido à sinusite, renite ou gripes. Por isso o melhor jeito de verificar uma infecção no ouvido é observar o interior com o otoscópio, pois, caso exista uma infecção no ouvido, o tímpano aparecerá avermelhado ou inchado. Nestes casos é necessário tratar as patologias acima citadas para prevenir possíveis problemas auditivos. Para quem não sabe, existe uma associação entre a sinusite, renite, gripe e dor de ouvido, pois ambas estão associadas à congestão nasal, isto é, as pessoas afetadas têm dificuldade de ouvir claramente e também de respirar.

– Uso de protetores auriculares: Atividades desenvolvidas no trabalho são, muitas vezes, as maiores causas da perda auditiva. Operadores de britadeira, operadores de telemarketing, músicos, DJs, radialistas, operários de industrias estão expostos a ruídos intensos. Por isso é necessário prevenir a perda auditiva, porém, com o uso do protetor auricular que, em muitos casos, acaba sendo um acessório inseparável.

– Perda auditiva induzida por ruído: É preciso também cuidar o volume dos aparelhos eletrônicos quando for assistir televisão e/ou ouvir música com os fones de ouvido, preste atenção no volume e mantenha uma média segura para a adição. Procure evitar atividades que possam danificar os ouvidos, como mergulho e o uso de alguns remédios, como a aspirina.

Para evitar a perda auditiva precoce, procure realizar periodicamente exames para verificar o estado da saúde auditiva e lembre-se sempre destas recomendações a fim de prolongar a sua qualidade auditiva.

Postado em

Leia também...

espirrando

A importância de Tratar Resfriados

bebe exame

Importância do tratamento precoce na Perda Auditiva

13

Uso do Protetor Auricular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× FALE CONOSCO