fbpx

A importância de Tratar Resfriados

Gripe, sinusite e renite: saiba a importância do tratamento para preservar sua audição!


Em inúmeras situações pode acontecer das pessoas não identificarem que as dores no ouvido são devido à sinusite, renite ou gripes. Por isso o melhor jeito de analisar uma infecção no ouvido é observar o interior com o otoscópio, pois, caso exista uma infecção no ouvido, o tímpano aparecerá avermelhado ou inchado. Além disso o médico também irá verificar a presença de fluido no meio da orelha para ver se há qualquer muco.

Nestas situações é necessário tratar as patologias acima citadas para prevenir possíveis problemas auditivos. Para quem não sabe, existe uma associação entre a sinusite, renite, gripe e dor de ouvido, pois ambas estão associadas à congestão nasal, isto é, as pessoas afetadas têm dificuldade de ouvir claramente e também de respirar.

O que acontece é que as orelhas estão ligadas à parte traseira da cavidade nasal através da trompa de Eustáquio. Estes tubos têm o propósito de manter uma pressão correta entre o nariz e a orelha. Nas pessoas infectadas, a trompa de Eustáquio é bloqueada através do fluído acumulado na zona do ouvido médio. E tem impacto direto sobre o nervo auditivo e portanto bloqueia a capacidade de audição.

Assim, é necessário a remoção do muco a partir dos tubos, no entanto, esse procedimento acaba não sendo uma tarefa fácil. Já que por ser espesso, não pode ser drenado facilmente. Em casos graves, o tímpano fica inflado e gera dor de ouvido severa. Algumas pesquisas apontam que a sinusite, renite ou gripe e a dor no ouvido podem ser o efeito colateral de medicação prolongada de antibióticos fortes. Além de existir outras causas, como reações alérgicas, poluição do ar, pele de animais, poeira, fumaça ou mudança climática. Estes indicativos provocam uma inflamação das estruturas do ouvido, fazendo com que a audição seja afetada, pelo menos até que a inflamação desapareça.

Por isso, é indicado que seja feito o tratamento correto, além claro, de buscar sempre se prevenir de infecções respiratórias superiores, e uma resultante infecção no ouvido. Uma boa dica é tomar a vacina para gripe anualmente para ajudar a ficar livre de infecções no ouvido relacionadas à gripe e ou alergias.

Postado em

Leia também...

casal

Cuidando da sua Audição

bebe exame

Importância do tratamento precoce na Perda Auditiva

13

Uso do Protetor Auricular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× FALE CONOSCO