fbpx

Importância do tratamento precoce na Perda Auditiva

Quando seu filho for diagnosticado com perda auditiva:


Todos os pais querem que seus filhos possam desenvolver todo o seu potencial durante a infância e vida adulta. Portanto, o diagnóstico de que seu filho é afetado por uma perda de audição ou surdo, pode ser um choque, durante a descoberta inicial. No entanto, a boa notícia é que o diagnóstico de surdez não pode ser considerado para a vida toda, pois se o tratamento tiver início no momento certo, a maioria das crianças consegue crescer e se desenvolver plenamente com perda auditiva. Mesmo uma criança com perda auditiva severa ou total pode ter uma vida normal, frequentar uma escola regular, desenvolver a mesma leitura e habilidades de fala, entre outros.

Por que é importante ter a audição do meu bebê examinada cedo?

 

O momento mais importante para uma criança aprender a língua é nos primeiros três anos de vida. Na verdade, as crianças começam a aprender a fala e a linguagem nos primeiros seis meses de vida. Pesquisas sugerem que aqueles que têm deficiência auditiva e obtiveram intervenção desde o início da vida têm melhores habilidades de linguagem do que aqueles que não tiveram um diagnóstico precoce. Por isso, quanto mais cedo você souber sobre surdez ou perda de audição, quanto mais cedo você puder tratar, mais o seu filho conseguirá se adaptar a uma nova comunicação.

Porque o tratamento precoce é a coisa mais importante que você pode fazer por seu filho

 

Ouvir é o pré-requisito fundamental para o desenvolvimento da voz importante e habilidades de fala do seu filho. Mesmo uma perda mínima pode levar a problemas de aprendizagem e comportamento que podem inibir o desenvolvimento da criança, tanto na escola como fora dela. Quanto mais cedo for o diagnóstico, mais fácil será superar os problemas associados com a audição e desvantagens de perda no uso total de seu potencial intelectual e social. É fato que você precisa para tomar decisões que são extremamente importantes para o futuro da criança. Portanto, é importante que você se cerque de todas as informações que você precisa para saber qual o melhor caminho seguir para garantir uma boa saúde auditiva para o seu filho. É indicado que você discuta todas as opções com o fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista do seu filho, porque ele conhece as necessidades e requisitos individuais melhores de cada criança.

Também uma boa forma de se informar é pesquisar em sites, ler revistas especializadas no assunto, além-claro, da possibilidade de conversar com outros pais que já passaram pela mesma situação, e estão dispostos a compartilhar as informações necessárias.

Saiba como reconhecer os sinais de perda auditiva em crianças:

 

Perda auditiva também pode ocorrer mais tarde na infância. Nesses casos, os pais, avós e outros cuidadores costumam ser os primeiros a notar que algo pode estar errado com a audição de uma criança. Mesmo que a audição de seu filho tenha sido testada como recém-nascido, você deve continuar a procurar sinais de perda auditiva, incluindo:

• Não reagir de forma alguma a ruídos altos inesperados.

• Não ser despertado por ruídos altos.

• Não virar a cabeça na direção da sua voz.

• Não ser capaz de seguir ou compreender direções.

• Fraco desenvolvimento da linguagem.

• Falando alto ou não usando habilidades de linguagem apropriadas à idade.

Postado em

Leia também...

espirrando

A importância de Tratar Resfriados

casal

Cuidando da sua Audição

13

Uso do Protetor Auricular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× FALE CONOSCO