• (51) 3031-4164

Nenhum produto no carrinho.

Uso do Protetor Auricular

A importância do Uso do Protetor Auricular


Qualquer atividade profissional que possa ocasionar algum tipo de risco físico para o colaborador deve ser executada com o auxílio de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), sendo esses acessórios indispensáveis durante o trabalho.

Um exemplo disso, os protetores auriculares. Para quem não conhece, esse EPI é um equipamento de proteção individual, que tem por objetivo atenuar ruídos, com a finalidade de minimizar danos à saúde do individuo. Uma vez que o ouvido é uma região muito sensível do corpo humano, deve ser protegido quando exposto a agentes que causem danos parciais ou até mesmo irreversíveis.

Existem diversos tipos de dispositivos para proteção e prevenção da audição do trabalhador, sendo que cada modelo é desenvolvido de acordo com o nível de ruído que a pessoa estará exposta. É interessante informar que o protetor auricular não é apenas indicado para ruído, mas também para colaboradores que estão expostos à ventos excessivos e frio, pois como já foi enfatizado, o ouvido é uma região sensível que deve ser protegido.

Nas empresas que necessitam do uso de protetor auricular, é necessário que o trabalhador siga as indicações corretamente, para futuramente não sofrer algum tipo de lesão auditiva. O que pode acontecer muitas vezes é o uso incorreto dos protetores, pois os trabalhadores por falta de orientação acabam fazendo a inserção errada dos plugues ou ajustes incorretos.

O uso correto dos protetores ocasiona a preservação da saúde, em um período de curto, médio e longo prazo. Assim os usuários de proteção auditiva precisam ter consciência da importância destes equipamentos, pois não adianta apenas diagnosticar alterações, mas prevenir. Ou seja, as indicações para colocação e retirada dos protetores são de extrema importância, porém, antes de utilizar o produto o funcionário deve ser informado pelo empregador sobre a obrigatoriedade do uso.

As indicações básicas para o uso adequado do equipamento são as mãos sempre limpas quando forem fazer a manipulação para evitar a contaminação. Além disso, vale lembrar que não deve se usar o equipamento na rua e na hora de armazenar é recomendável seguir as instruções do fabricante.

Postado em

Leia também...

espirrando

A importância de Tratar Resfriados

casal

Cuidando da sua Audição

bebe exame

Importância do tratamento precoce na Perda Auditiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× FALE CONOSCO