fbpx

Perda Auditiva Induzida por Ruído

Como prevenir a Perda Auditiva Induzida por Ruído?


A perda auditiva induzida por ruído ocorre quando a pessoa fica exposta seguidamente há ruídos fortes ou altos por longos períodos de tempo. Essa situação colabora e muito, para a perda auditiva. Com o tempo as células e nervos do ouvido interno são desgastados pela exposição a sons altos, danificando a audição permanentemente.

A grande maioria das pessoas só percebe a necessidade de cuidar da audição, depois de já estar com alguma patologia relacionada. No entanto, é necessário lembrar que o ruído prejudica a audição diariamente dependendo do volume e o tempo de exposição ao ruído. O volume de um som e o tempo de exposição está diretamente relacionado, isto é, quanto mais alto o som, menor deve ser o tempo de exposição.

Por isso, separamos algumas dicas para a prevenção da audição:

 

O ruído é um risco presente nos ambientes de trabalho, por isso as ações de prevenção devem priorizar esse local. A grande maioria dos funcionários não sabe, mas existem limites de exposição padronizados pela legislação. Além disso existem também programas de prevenção e controle de riscos, os quais devem ser seguidos pelas empresas, orientando os funcionários na prevenção. A dica mais básica e essencial de prevenir futuros danos ao ouvido é evitar a exposição ao som alto.

Cuide o volume dos aparelhos eletrônicos: Quando for assistir televisão e/ou ouvir música com os fones de ouvido, preste atenção no volume e mantenha em uma média segura para a adição. Procure evitar atividades que possam danificar os ouvidos, como mergulho e o uso de alguns remédios, como a aspirina.

Invista em protetor auricular: Caso não seja possível evitar ambientes com barulhos excessivos, tenha em mãos um protetor auricular. Um exemplo de lugares onde a proteção deve ser usada é quando utilizar ferramentas que fazem barulho excessivo.

O mercado disponibiliza dois tipos de aparelhos protetores que diminuem a intensidade do som que chegam aos tímpanos: protetor auricular /protetor de ouvidos e abafadores auditivos.

Ruídos altos podem reduzir a eficiência em executar algum trabalho que exija concentração e habilidade. Lembre-se que a perda de audição pode afetar a vida de uma pessoa drasticamente, por isso cuide-se e adote medidas preventivas.

Postado em

Leia também...

idosos12

Causas da Perda Auditiva

1

Perda Auditiva e o Humor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× FALE CONOSCO