fbpx

Causas da Perda Auditiva

Principais causas da Perda Auditiva


Uma coisa é certa, nós todos perderemos nossa audição mais cedo ou mais tarde. Pois a perda auditiva é uma consequência natural do envelhecimento. Uma vez que a capacidade auditiva piora a partir dos 30 ou 40 anos em diante e após os 80 anos, mais de metade da população idosa sofre uma perda auditiva significativa.

No entanto, apesar do fator idade, mais da metade de todas as pessoas que possuem deficiência auditiva estão em idade de trabalhar.

Algumas causas de perda auditiva incluem danos ao ouvido interno, um acúmulo de cera no ouvido, infecções ou tímpano perfurado. Além disso também pode ocorrer como resultado de uma doença, infecção ou uso de drogas. Além de poder ser hereditária ou resultado de danos físicos para os ouvidos ou ferimentos graves na cabeça.

Exposição ao ruído: Entre os principais motivos para perda auditiva está a exposição ao ruído. O ruído pode vir do dia a dia no trabalho ou da exposição voluntária ao ruído, tais como motores ruidosos ou então para quem trabalha em casas noturnas e fica grande parte do tempo exposto ao som alto. Além disso, o uso de MP3 players portáteis ainda são grandes causadores de danos auditivos.

Danos ao ouvido interno: Envelhecimento e exposição a ruído alto podem causar desgaste nos cabelos ou as células nervosas na cóclea que enviam sinais sonoros para o cérebro. Quando estes pelos ou células nervosas estão danificadas ou em falta, os sinais elétricos não são transmitidos da forma mais eficiente, e perda auditiva ocorre, nestes casos, tons mais agudos podem se tornar abafado para a pessoa.

Hereditariedade: Este tipo de perda auditiva é conhecida como perda auditiva neurossensorial, que é permanente.

Acúmulo gradual de cera: A cera pode bloquear o canal auditivo e impedir a condução de ondas sonoras, no entanto esta patologia pode ser revertida, com tratamento adequado.

Infecção do ouvido: Outro fator que pode causar perda de audição é uma infecção do ouvido externo ou médio.

Tímpano perfurado: Explosões altas de ruído, mudanças bruscas de pressão, cutucando o tímpano com um objeto e infecção podem romper o seu tímpano e prejudicar sua audição.

Postado em

Leia também...

tapando os ouvidos 2

Perda Auditiva Induzida por Ruído

1

Perda Auditiva e o Humor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× FALE CONOSCO