fbpx

Perda Auditiva e o Humor

Perda auditiva e humor! Quer melhorar seu humor? Verifique sua audição

Muitos fatores contribuem para uma boa saúde mental, e a perda auditiva é um deles, de acordo com pesquisadores, existe uma forte ligação entre a perda auditiva não tratada e depressão. Pesquisas mostram que as pessoas com perda auditiva que usam aparelhos auditivos freqüentemente têm menos sintomas depressivos, maior envolvimento social e melhor qualidade de vida.

O que sabemos sobre perda auditiva não tratada e humor?

 

       

Pesquisas mostram que, quando não são tratadas, a perda auditiva é freqüentemente associada a outros problemas de saúde física, mental e emocional que diminuem a qualidade de vida. Mais notável, um crescente corpo de pesquisa mostra um elo entre a perda de audição não tratada e a depressão.

Segundo estudos, a perda auditiva está associada a um risco maior de depressão em adultos de todas as idades e é mais evidente entre os 18 a 69 anos de idade. Um estudo italiano descobriu que adultos que trabalham e tem mais de 55 anos de idade, que possuem perda auditiva relacionada à idade foram mais propensas à depressão, ansiedade e sensibilidade interpessoal do que aqueles sem problemas de audição. Já em outro estudo foi apontado que adultos mais velhos com perda auditiva foram 57 % mais propensos a ter episódios profundos de stress, depressão ou mau humor do que seus pares com audição normal.

Em função destes resultados, alguns especialistas acreditam que profissionais de saúde auditiva têm um papel importante para ajudar a promover a boa saúde mental de pessoas com perda auditiva.

Felicidade e aparelhos auditivos: Existe uma conexão?

Anos de pesquisa demonstraram que os benefícios de aparelhos auditivos digitais em relação aos sintomas depressivos, saúde geral e interatividade social são altamente favoráveis ao usuário. De fato, a redução dos sintomas depressivos e a melhora da qualidade de vida em níveis estatisticamente significativos foram observadas precocemente com o uso de próteses auditivas.

Razões para sentir-se bem para obter um teste de audição

Pesquisas mostram que o tratamento da perda auditiva freqüentemente melhora a qualidade de vida. Aqui estão alguns dos benefícios que muitas pessoas com perda auditiva e que usam aparelho auditivo desfrutam:

A perspectiva positiva: A pesquisa mostra que pessoas com perda auditiva e que usam próteses auditivas são mais propensas a serem otimista. Muitos até dizem que se sentem mais confiantes e melhores sobre si mesmos como resultado do uso de aparelhos auditivos.

Relacionamentos mais fortes: A maioria das pessoas que atualmente usam aparelhos auditivos dizer que tem um efeito positivo sobre seus relacionamentos e capacidade de participar em atividades de grupo.

Melhor comunicação: A maioria dos usuários de aparelhos auditivos diz que ele ajuda a sua capacidade global para comunicar de forma eficaz na maioria das situações. Na verdade, os recentes avanços na tecnologia tornaram a experiência de audição para usuários de aparelhos auditivos melhor do que nunca. Cerca de 90% de todos os proprietários dos aparelhos auditivos mais recentes – aqueles adquiridos no último ano – estão satisfeitos com os aparelhos auditivos. E até 90 % das pessoas que compraram seu aparelho auditivo nos últimos quatro anos dizem que recomendariam um aparelho auditivo a um amigo ou familiar.

Mais atitude e autoestima: As pessoas com perda auditiva que usam aparelhos auditivos são mais propensas a enfrentar problemas de frente, mostra a pesquisa. E a maioria dos usuários de próteses auditivas relata que a mesma colaborou para o desempenho no trabalho. De fato, pesquisas descobriram que o uso de aparelhos auditivos reduziu o risco de perda de renda em 90 a 100 % para aqueles com perda auditiva mais leve e de 65 a 77 % para aqueles com perda auditiva grave a moderada.

Postado em

Leia também...

tapando os ouvidos 2

Perda Auditiva Induzida por Ruído

idosos12

Causas da Perda Auditiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× FALE CONOSCO