fbpx

Tratando Otites

Saiba como tratar a otite nos bebês e crianças!


O choro incessável dos bebês, irritabilidade e perturbação do sono são os sinais mais comuns de um caso de otite, sendo a inflamação dos ouvidos uma das causas mais comuns de visitas ao pediatra.

Em algumas situações, a intensidade do choro alerta para uma dor aguda. Por isso, os pais precisam estar atentos para todos os sinais, que podem indicar que se trata de uma infecção no ouvido. De acordo com Dados da Associação de Pediatria e Otorrinolaringologia Interamerican, é comprovado que a otite é uma das doenças mais recorrentes no tratamento pediátrico, especialmente em crianças abaixo dos cinco anos de idade.

O que é otite:

A otite é uma inflamação do ouvido médio (espaço atrás do tímpano), e pode ser causada por uma infecção originada na garganta. Os vírus e bactérias chegam ao ouvido médio através da trompa de Eustáquio. A infecção do ouvido médio produz o acúmulo de pus e fluidos que pressionam sobre o tímpano ocasionando dor e perda da audição na criança.

Diagnóstico e Tratamento:

O diagnóstico da otite é feito por meio da exploração do interior do ouvido, exame das vias respiratórias e da garganta, além de uma avaliação dos sintomas.É necessário que o tratamento inicie imediatamente após confirmado o diagnóstico médico. Sendo antibióticos e antiinflamatórios o tratamento mais efetivo para esse tipo de infecção. Também é utilizado no tratamento, gotas analgésicas para acalmar a dor. Já a cirurgia é o último recurso, sendo indicada somente nos casos em que não haja resposta aos antibióticos.

Como se prevenir?

O principal método de prevenção da Otite em crianças é por meio da vacinação contra o Haemophilus influenza e o Streptococcus pneumoniae. Por isso é essencial estar em dia com o calendário de vacinação infantil divulgado pelo Ministério da Saúde, principalmente em relação ao pneumococo e contra a gripe. O uso de tampões de ouvidos também auxilia na prevenção, principalmente nos banhos de piscina, mar, cachoeiras e rios, a exposição excessiva à água acaba aumentando a umidade no conduto auditivo externo e faz com que os casos de otite aumentem.

Quando as crianças estiverem resfriadas, uma boa prevenção é a limpeza frequente das secreções nasais. Isso ajuda a liberar a via nasal do muco, evitando que ele alcance os ouvidos. Para os bebes, a indicação é que a amamentação seja a única fonte de alimentação até os seis meses de idade, pois o leite materno reforça a imunidade da criança e garante uma boa distância das gripes, resfriados, alergias e demais infecções.

Postado em

Leia também...

mulher

Tratamentos para Perda Auditiva

bebe

Quando meu filho foi diagnosticado com uma perda auditiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× FALE CONOSCO