Conheça alguns tratamentos para Perda Auditiva:
O tratamento para a perda auditiva irá depender da causa da patologia. A perda auditiva ocorre quando os sons são incapazes de passar para o ouvido interno (perda auditiva condutiva) e muitas vezes pode ser temporário e tratável.
Um exemplo disso é o acumulo da cera, que pode ser removido por gotas, seringa ou sucção. Já a perda de audição causada por uma infecção bacteriana pode ser tratada com antibióticos, em casos de tímpano perfurado ou problemas de correção nos ossos, a cirurgia pode ser mais indicada.
No entanto, a perda auditiva causada por danos ao ouvido interno ou para os nervos que transmitem som para o cérebro (perda auditiva neurossensorial) é permanente. Se a sua audição é prejudicada, o tratamento pode melhorar a sua audição e qualidade de vida.
Se você tem problemas de audição, a ajuda está disponível. O tratamento depende da causa e da gravidade da perda auditiva.
As opções incluem:
Remoção de cera: O bloqueio da audição por cera é uma causa reversível de perda auditiva. O médico pode remover a cera, soltando-a com óleo e, em seguida, escavar ou aspirar a cera amolecida
Procedimentos cirúrgicos: A cirurgia pode ser necessária se o paciente já teve uma lesão no ouvido ou infecções que exigem a inserção de pequenos tubos que ajudam o dreno ouvidos repetido.
Aparelhos auditivos: Se a perda auditiva é devido a danos ao ouvido interno, um aparelho auditivo pode ajudar fazendo sons mais fortes e mais fáceis de ouvir. Um aparelho auditivo é um dispositivo eletrônico que consiste em um microfone, um amplificador, um alto-falante e uma bateria. Ele aumenta o volume do som que entra no ouvido, para que seja possível ouvir os sons mais claramente.
O microfone capta o som, que é feito mais alto pelo amplificador. Os aparelhos auditivos são equipados com dispositivos que podem distinguir entre o ruído de fundo, como o tráfego e ruído de primeiro plano, como a conversa. O aparelho auditivo moderno é muito pequeno e discreto, e muitas vezes quase imperceptível no ouvido. Eles são adequados para a maioria das pessoas, mas podem ser menos eficazes para as pessoas com deficiência auditiva profunda.
Implantes cocleares. Se o paciente tem perda auditiva severa, um implante coclear pode ser uma opção. Ao contrário de um aparelho auditivo que amplifica o som e direciona-lo em seu canal auditivo, um implante coclear compensa as peças danificadas do ouvido interno.
Lembre-se que o tratamento adequado pode melhorar a qualidade de vida do paciente drasticamente. As pessoas que usam aparelhos auditivos relatam os seguintes benefícios: Maior autoconfiança; relações mais estreitas com os entes queridos; melhoria da perspectiva de vida, em geral, melhora na qualidade do trabalho desenvolvido, entre outros.